Fórum de Infraestrutura define prioridades para as rodovias do Estado

por Assessoria de Imprensa publicado 29/04/2019 11h13, última modificação 29/04/2019 11h13
Mais de 200 lideranças estiveram reunidas no Centro de Indústria e Comércio de Bento Gonçalves (CIC-BG)

Mais de 200 lideranças estiveram reunidas no Fórum de Infraestrutura sediado pelo Centro de Indústria e Comércio de Bento Gonçalves (CIC-BG), na sexta-feira(26). O evento que teve como objetivo reivindicar melhorias na infraestrutura das rodovias estaduais e federais contou com a participação do Senador Luiz Carlos Heinze (Progressistas), Deputados Federais Ronaldo Santini (PTB), Marcel Van Hatten(NOVO) e Lucas Redecker (PSDB), Deputados Estaduais, Issur Koch(Progressistas), Sérgio Turra(Progressistas), Carlos Burigo (MDB) e Tiago Simon(MDB). Além de 30 Prefeitos da região, vereadores e lideranças empresariais.

Também estiveram no encontro representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes do Rio Grande do Sul (DNIT-RS), da Empresa de Planejamento e Logística, da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres e do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem. Após três horas de debate o fórum encerrou com a entrega da "Carta aberta de Bento Gonçalves", que elegeu como prioritárias as obras de prolongamento de 18,5 quilômetros da BR-448, entre Portão e Sapucaia do Sul, e a conclusão asfáltica dos 43 quilômetros da BR-470 que separam André da Rocha de Lagoa Vermelha, bem como sua duplicação em trechos entre Carlos Barbosa e Bento Gonçalves.

O documento extraído da reunião no Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) ainda contemplou melhorias como a duplicação de importantes rodovias da região, a RS-446, entre São Vendelino e Carlos Barbosa, a RS-122, entre São Vendelino e Farroupilha, e a RSC-453, entre Garibaldi e Farroupilha. Preliminarmente, um pedágio seria instalado em São Vendelino.

Ainda, a rodovia Transaçoriana, que liga as cidades de Portão, Capela de Santana e Nova Santa Rita à BR-386, além de acessos a alguns Municípios, entraram no documento.

Segundo o senador Luis Carlos Heinze, propositor do encontro, as obras só existirão por meio de parcerias público-privadas (PPPs). "O orçamento de transportes para todo Rio Grande do Sul é de menos de R$ 700 milhões. Só a obra da BR-448 seria de cerca de R$ 600 milhões. Só teremos obras com capital privado", disse.

Para o presidente do CIC-BG, Elton Paulo Gialdi, que apresentou as principais demandas do encontro, é preciso que o modelo de concessão seja honesto, com contratos nos quais as empresas empreendam obras, além de manutenção. "Temos um histórico de pedágios desastrosos, mas temos conhecimento e apontamentos sérios e criteriosos para se chegar a um valor justo. A sociedade está suficientemente madura para entender que não há outra maneira de termos estradas seguras adequadas se não através de concessões", disse.

Em seu pronunciamento o Presidente da Câmara Municipal de Bento Gonçalves, vereador Rafael Pasqualotto (Progressistas) oficializou a criação da Comissão de representação para acompanhar assuntos relacionados as rodovias estaduais e federais, que será presidida no Município pelo Vereador Neri Mazzochin (Progressistas). "Estamos criando a comissão e propomos ao Parlamento Regional a criação de comissões em todos Municípios, para que possamos continuar cobrando estas melhorias", salienta. 

O prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, também presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior Nordeste (Amesne), disse que o encontro mostrou a união para resolver questões logísticas. "Seja concedendo malhas a quem tem condição de fazer, seja ampliando polos com pedágios existentes, temos de resolver. Esse encontro representa a união de todos por questões que ultrapassam fronteiras e beneficiam o Estado como um todo, não podemos deixar que essa mobilização enfraqueça, precisamos continuar buscando melhores condições para as rodovias estaduais e federais", comentou.

O Analista de Infraestrutura da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres (SNTT), do Ministério da Infraestrutura, Francisco Francione Soares Junior, destacou que os projetos serão analisados pelo Governo. "Precisamos alinhar a necessidade da região e otimizar os projetos. Os estudos que foram entregues serão levados para o Ministério e analisados para definirmos um nível de priorização. A parceria seria um caminho eficiente", disse.

O Superintendente do DNIT no Rio Grande do Sul, Delmar Pellegrini Filho, ressaltou que o Governo quer concluir os empreendimentos mais adiantados. "Estamos trabalhando, após a federalização da BR-470, dando os primeiros passos para as melhorias da rodovia. Isto seria com Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental, que está em fase final, que irá apontar as necessidades da rodovia", afirmou.

O Fórum de Infraestrutura tem realização do CIC-BG, pela Associação das Entidades Representativas de Classe Empresarial Gaúcha (CICS SERRA), pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Portão, pela AMESNE e pelo Parlamento Regional, com o apoio da Prefeitura de Bento Gonçalves e da Câmara Municipal de Bento Gonçalves. 

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da TV Câmara Bento no Facebook. 

Assista o evento na íntegra aqui.