Haitianos se reúnem na Câmara

por Assessoria de Imprensa publicado 29/02/2016 13h03, última modificação 29/02/2016 13h03
Encontro reuniu cerca de 150 imigrantes na tarde do último sábado (27)

Por iniciativa do vereador Moisés Scussel Neto (PSDB), foi realizada na tarde do último sábado (27), no plenário da Câmara Municipal de Bento Gonçalves, uma reunião aberta com a Associação dos Imigrantes Haitianos de Bento Gonçalves (AIHB).

O encontro, que contou com a presença de autoridades municipais e cerca de 150 haitianos, teve por objetivo discutir os problemas enfrentados pelos imigrantes no município, tendo em vista sua plena integração social, econômica e cultural com a comunidade local.

Na oportunidade, o imigrante haitiano Manasse Marotiere fez seu discurso oficial como presidente da entidade, enfatizando as dificuldades enfrentadas, principalmente com relação a emprego e locação de imóveis. Atualmente, segundo ele, dos 1.350 haitianos que vivem no município, cerca de 30% estão desempregados. Além disso, conforme Marotiere, muitos dos que estão empregados se encontram em áreas totalmente diferentes às de suas formações, uma vez que não estão conseguindo validar o diploma haitiano.

De acordo com o vereador Moisés Scussel Neto, é necessário fazer com que os imigrantes haitianos se sintam inseridos e que possam, além de estarem integrados com seus direitos, terem ciência de seus deveres. “Este foi o primeiro de muitos encontros que deveremos promover a fim de evitar que a presença dos imigrantes, se não tratada com consciência, acabe se tornando um grande e grave problema social para o município”, ressalta.

As dificuldades com relação ao emprego e à moradia se sobressaem perante muitas outras, como preconceito, problemas de comunicação, desconhecimento da legislação brasileira, entre outros.

 

Siga a Câmara Municipal de Bento Gonçalves no Facebook, no Twitter e no Youtube!