Escola de Gestão Pública pede apoio ao Poder Legislativo para implantar núcleo da Justiça Restaurativa em Bento

por Assessoria de Imprensa publicado 27/05/2013 11h02, última modificação 13/11/2015 16h36
Leia mais

(Comunicação social – 27/05/2013) – O Presidente da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, Vereador Valdecir Rubbo (PDT), recebeu a visita da Coordenadora da Escola de Gestão Pública, Bernadete Schiavo Caprara. Acompanhada da Orientadora Pedagógica Cláudia Refatti Benato, Bernadete pediu apoio ao Poder Legislativo para implantação do Núcleo da Justiça Restaurativa no município.

Segundo a coordenadora, a proposta de implantação do Núcleo visa capacitar entes públicos como Brigada Militar, Polícia Civil, Departamento Municipal de Trânsito e Funcionários Públicos, para atuarem em situações de conflitos, promovendo uma cultura de paz. “O núcleo deverá seguir os moldes do trabalho que já vem sendo realizado nas escolas pelo Promotor de Justiça Élcio Resmine de Meneses, a fim de reduzir os conflitos escolares” explica Bernadete.

A Orientadora Pedagógica, Cláudia Refatti Benato observa que uma educação não violenta que trabalhe os conflitos através do diálogo é o caminho para promover uma cultura de paz. Ela acredita que o maior desafio hoje, está em convencer a sociedade do quanto o diálogo sem palavras agressivas podem solucionar ou até mesmo evitar conflitos no seio familiar e na comunidade.

Segundo Bernadete Schiavo Caprara, para que o núcleo possa ser implantado, o investimento gira em torno de 15 mil reais. Ela explica ainda, que o pedido desse recurso será apresentado ao Prefeito Municipal via Consepro.

Tendo conhecimento da importância da implantação do Núcleo de Justiça Restaurativa, o Presidente do Legislativo, Valdecir Rubbo, garantiu o apoio da Câmara de Vereadores.