Escola Angelo Chiamolera recebe homenagem
A Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Angelo Chiamolera foi homenageada pela Câmara Municipal de Bento Gonçalves com uma Portaria de Louvor e Agradecimento na noite desta quinta-feira (4), em Sessão Solene realizada no plenário da Casa.
A homenagem consta na Resolução nº 187/2016, proposta pelo vereador Paulo Roberto Cavalli “Paco” (PTB) e subscrita por todos os demais parlamentares da Casa. A matéria foi aprovada por unanimidade na sessão plenária do dia 4 de julho deste ano.
Estiveram presentes à cerimônia a secretária municipal de Educação, Ieda Luchese Gava, o titular da 16º Coordenadoria Regional de Educação, Leonir Rasador, e o diretor da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Angelo Chiamolera, Carlos Baggio, além de vereadores e representantes da comunidade escolar.
A fundação da escola remete ao distante ano de 1892, quando os moradores da colônia italiana localizada onde hoje fica o distrito de Faria Lemos resolveram construir um espaço destinado à instrução dos filhos dos imigrantes. O primeiro professor do local foi Antonio Poletto, que recebia seu salário diretamente do governo da Itália e lecionava apenas em italiano. Em 1902, Poletto foi substituído por um de seus alunos, o professor Angelo Chiamolera, que lecionava em português e foi o responsável pela educação dos moradores da colônia até 1936, quando se aposentou. Em 1941, um decreto do governo estadual transformou o local no Grupo Escolar de Faria Lemos. Somente em 1959 a escola recebeu sua atual denominação, em homenagem a Chiamolera.
Hoje a escola funciona nos turnos da manhã e da tarde, contando com 166 alunos do ensino fundamental e da educação infantil. Dirigida desde 2009 pelo professor Carlos Baggio, a instituição conta com uma estrutura completa, a qual incluiu uma biblioteca, quatro salas de aula, sala multifuncional de recursos, refeitório, parque infantil e quadra esportiva.