Comissão de Saúde pedirá reforma do Centro de Referência Materno-Infantil ao Estado

por Assessoria de Imprensa publicado 28/05/2015 13h38, última modificação 13/11/2015 16h33
Assunto esteve em pauta em audiência pública realizada na quarta-feira (27)

(Imprensa - 28/05/2015) - Nesta quarta-feira (27), ocorreu audiência pública promovida pela Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Bento Gonçalves. A reunião, realizada no Plenário da Casa Legislativa, teve como objetivo discutir a destinação de investimentos estaduais na ordem de R$ 570 mil, oriundos de dois planos de trabalho elaborados pelo Deputado Estadual Marlon Santos (PDT). 

Unanimemente, os componentes da mesa apoiaram a decisão de mudança do objeto da destinação dos valores para a reforma no Centro de Referência Materno-Infantil de Bento Gonçalves. Estiveram presentes o coordenador médico da Secretaria Municipal de Saúde, Marco Antônio Ebert; o chefe de gabinete do deputado estadual Marlon Santos (PDT), Antônio Wilson C. Da Silva; o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde, vereador Moacir Camerini (PT); e a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Adriana Lazarotto. Um ofício será elaborado pela Comissão Técnica Permanente de Saúde do Poder Legislativo unindo todos os pareceres favoráveis à reforma. O documento deve ser entregue à Secretaria Estadual de Saúde nos próximos dias. 

O local, administrado pela Secretaria Municipal de Saúde, possui serviços de ginecoobstetrícia e de pediatria que atendem pacientes de alto risco. Possui também uma equipe multiprofissional com psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, nutricionista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e assistente social, a qual realiza tratamentos especializados com bebês, gestantes e mulheres que apresentam situações de risco. No local funcionam ainda ambulatórios especializados de odontopediatria, cardiopediatria, gastropediatria e pneumopediatria.

Durante a reunião, também se manifestou a representante da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, Beatriz Arruda Pereira Galvão. De acordo com ela, a intenção do Estado é que esta verba seja utilizada para custear a criação do Ambulatório de Gestação de Alto Risco (AGAR). Com isso, Bento Gonçalves passaria a ser referência neste serviço para outros 46 municípios da região. 

De acordo com o presidente da Comissão Técnica Permanente de Saúde da Câmara, vereador Jocelito Tonietto (PDT), todos os objetivos pensados antes da realização da Audiência Pública foram alcançados. “Conseguimos oficializar uma união entre partidos, frentes e instâncias para alcançarmos um objetivo comum. A verba que é destinada para Bento Gonçalves deve atender as necessidades do nosso município. É isso que vamos pleitear junto à Secretaria Estadual de Saúde”, descreve. 

Siga a Câmara Municipal de Bento Gonçalves no Facebook, no Twitter e no Youtube!