Casa presente em reunião da Rota Pão e Vinho
A Câmara Municipal de Bento Gonçalves, representada por seu presidente, vereador Moisés Scussel Neto (PSDB), participou da audiência pública sobre a Rota do Pão e do Vinho, ligação rodoviária entre o Vale do Taquari e a Serra Gaúcha, realizada na manhã desta sexta-feira (18) na Fundação Casa das Artes. O evento foi promovido pela Associação Municipal do Vale do Taquari (Amvat).
No encontro, discutiram-se medidas para incrementar o desenvolvimento econômico e turístico dos municípios do entorno do trecho de estrada de chão, como seu asfaltamento. A rota possui 61 quilômetros de extensão e liga os municípios de Anta Gorda e Santa Tereza, passando por Doutor Ricardo, Encantado, Muçum e Roca Sales, além de estar localizada próxima a Bento Gonçalves, Ilópolis, Monte Belo do Sul e Vespasiano Corrêa. Segundo dados da Amvat, a via é utilizada por aproximadamente 800 veículos por dia, propiciando à região uma movimentação turística de 1,4 milhão de pessoas ao ano.
Na oportunidade, o prefeito Guilherme Pasin ressaltou que todas as pessoas reunidas na audiência desta sexta buscam o mesmo propósito. “Estamos todos dando as mãos para alcançar o desenvolvimento dos nossos municípios. Não se trata pura e simplesmente de uma pavimentação asfáltica, mas de um futuro mais digno para homens e mulheres que poderão multiplicar o emprego e a renda na região", afirmou ele.
Para o presidente da Câmara, o trecho tem grande potencial turístico. “A pavimentação dessa rota vai facilitar a ligação entre os municípios e valorizar ainda mais a nossa região. Precisamos unir forças para que isso seja concretizado o quanto antes”, disse Scussel.
Também participaram da audiência os deputados federais Pompeo de Mattos (PDT) e Giovani Cherini (PR), o deputado estadual Edson Brum (PMDB), o prefeito de Muçum e representante da Amvat, Lourival de Seixas, o representante da Associação de Turismo da Serra (Atuaserra) Gilberto Durante e o representante da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) Rafael Fontana, além dos vereadores bento-gonçalvenses Agostinho Petroli (PMDB), Anderson Zanella (PSD), Elvio de Lima (PMDB), Idasir dos Santos (PMDB) e Sidinei da Silva (PPS).