Câmara prestigia abertura oficial da 33ª Feira do Livro
Com o slogan “Literatura Conecta”, a 33ª Feira do Livro de Bento Gonçalves abriu suas atividades à população, na quarta-feira (10). A Câmara de Vereadores, esteve representada por seu presidente, vereador Moisés Scussel Neto (PSDB) e pelo vereador Volnei Christofoli (PP), na solenidade.
Nesta edição o tema do evento é “Influência digital para compartilhar a Literatura”. O assunto explica o porque hoje a literatura se aproxima cada vez mais das crianças e jovens por meios digitais e sites de redes sociais.
Para o presidente da Casa, a literatura é uma ferramenta extremamente importante para o desenvolvimento das pessoas. “Um livro pode transformar a vida de um ser humano, ampliando sua visão de mundo, abrindo um leque de imaginações e interpretações. Já dizia Bill Gates, que claro que seus filhos teriam computadores, mas primeiro eles teriam livros”, afirmou.
Nesta edição da feira, o autor homenageado é o escritor, jornalista, fotógrafo e produtor cultural, Fabiano Mazzoti. Com um currículo extenso no meio cultural, possui obras importantes, em que destaca o município, com títulos como “Bento Gonçalves em foto e poesia”, lançada em 2010, marcada pelos 120 anos do município. E em fase de construção, Mazzotti tem dois novos projetos, "O livro do Capitel" e "100 anos do Esportivo".
O patrono escolhido para a 33ª Feira do Livro é natural de Caxias do Sul, o escritor Pedro Guerra. Com um histórico de empreendedor, psicanalista, jornalista e é pós-graduado em Marketing pela FGV, já ganhou diversos prêmios nas áreas de contos, crônicas e poesias, como o prêmio Açorianos de Literatura, pelo livro “Precisava de Você”.
Na oportunidade, o secretário da Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, falou sobre a satisfação em realizar mais uma feira do livro. “Este evento literário tem a missão de, anualmente, manter seus objetivos de aproximar todas as idades ao livro, pois, estimula o exercício crítico e o pensamento”.
Em seu pronunciamento, o prefeito Guilherme Pasin relatou que durante os dias de feira a Via Del Vino se transforma em um espaço para viajar com a leitura. “É o apreço pelo detalhe, que faz com que este evento literário cresça a cada ano que passa”, disse.
A cerimônia contou com a apresentação em Libras, pela Daniele Encarnação, do Colégio Estadual Landell de Moura.
A 33ª Feira do Livro de Bento Gonçalves é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura e Governo Federal, juntamente com a Prefeitura, secretarias da Cultura, de Educação, Fundação Casa das Artes, Biblioteca Pública Castro Alves, Sistema Fecomércio – RS/Sesc e 16ª CRE. O evento tem como patrocinadores a Caixa Econômica Federal, a Anderle Transportes, a Companhia Riograndense de Saneamento Corsan e a Giordani Turismo e possui o apoio do Curso de Design UCS Carvi e do Hotel Vinocap.