Câmara integra reunião sobre novo presídio
A Câmara Municipal de Bento Gonçalves, por meio de seu presidente, vereador Moisés Scussel Neto (PSDB), participou na manhã dessa quinta-feira (23) de uma reunião que discutiu um modelo de negócios para a construção de um novo presídio no município. O encontro, organizado pelo prefeito Guilheme Pasin e por representantes da Secretaria Estadual de Segurança Pública e da Comissão de Avaliação de Patrimônio do governo estadual, ocorreu no salão nobre da prefeitura.
A proposta do Poder Executivo estadual é implementar a obra por meio de uma parceria público-privada baseada na Lei Estadual nº 14.954/2016, que autoriza o governo a fazer leilões, permuta de imóveis ou troca por área construída para prestar serviços como os de segurança pública.
Segundo o secretário estadual de Modernização Administrativa e Recursos Humanos, Raffaele Di Cameli, a intenção do governo do estado é fazer com que o modelo que pode ser adotado em Bento Gonçalves se transforme em exemplo para outros municípios gaúchos. “Esse é um momento importante para alinharmos os próximos passos para encaminhar o projeto piloto para a negociação e construção do novo presídio”, ressaltou ele.
O presidente da Câmara aproveitou a oportunidade para sugerir ações que facilitem a parceria. “Sabemos da urgência para executar e entregar essa obra para a comunidade. Diante disso, podemos analisar a possibilidade de buscar incentivos fiscais que possam aumentar o interesse dos empresários nessa nova negociação”, afirmou Scussel.
Também estiveram presentes no encontro os vereadores Anderson Zanella (PSD), Eduardo Virissimo (PP), Elvio de Lima (PMDB), Gustavo Sperotto (DEM), Marcos Barbosa (PRB), Neri Mazzochin (PP), Rafael Pasqualotto (PP), Valdemir Marini (PTB) e Volnei Cristofoli (PP) além de representantes de construtoras, empresas do ramo imobiliário e de entidades da sociedade civil.