Vereadores aprovam construção de ciclofaixa no Vale dos Vinhedos
Foi aprovado, por unanimidade de votos, o Projeto de Lei Ordinária PLO 53/2022, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o município a abrir crédito especial no valor de R$ 2.211.546,15 (dois milhões, duzentos e onze mil, quinhentos e quarenta e seis reais e quinze centavos) para construção da ciclofaixa no Roteiro Turístico Vale dos Vinhedos. O trecho contemplado inicia na ponte do Vinosul, em frente a Vinícola Aurora, e segue até o Salão da Comunidade 8 da Graciema, em Bento Gonçalves.
Para o vereador Davi Da Rold (PP) está é uma importante conquista para o turismo do Vale dos Vinhedos e região. “Como é bom nós termos projetos pujantes. Hoje, tratando desde a valorização do servidor público, seja ele da Guarda Civil, do Samu, seja de qual for a esfera do serviço público municipal, até recursos importantes para o turismo e infraestrutura, como esse recurso da ciclofaixa. E, posteriormente um importante recurso para infraestrutura e investimento na Fundaparque”.
O vereador Rafael Fantin – Dentinho (PSD) também valorizou a iniciativa. “Realmente é um projeto muito importante. Não só para o turismo, mas para o esporte também. Muitos ciclistas utilizam essa região, que é uma região muito bonita de andar, usam como passeio, mas usam também como atividade física e a gente sabe a importância da atividade física. Muitos ciclistas são aqui de Bento, além de eventos esportivos que são trazidos a Bento, fomentando o turismo, fomentando a economia, mas, principalmente, mantendo as pessoas ligadas ao esporte que é saúde, é prevenção de doenças e muito mais”.
O vereador Edson Biasi (PP) revelou o desejo de que os demais distritos também sejam contemplados com a ciclofaixa. “Com certeza isso será o início de um novo capítulo na nossa cidade. Um ciclovia, que se estenda também para os outros roteiros turísticos, pois o ciclismo vem crescendo constantemente. Vamos torcer que nós tenhamos mais projetos neste sentido também em outras áreas da nossa cidade”.
O vereador Thiago Fabris (PP) salientou que outra comunidade também trabalha na busca de infraestrutura. “Nos Caminhos de Pedra, em São Pedro, já existe uma equipe formada por diversas pessoas, seja da iniciativa pública ou da privada e, inclusive, a Associação Caminhos de Pedra que está fazendo um projeto para ser feito uma ciclofaixa também nos Caminhos de Pedra. Já tem o processo de municipalização daquela rodovia, pois hoje ela é estadual e a gente se sente um pouco abandonado quando se trata de pautas referentes ao estado. Então, estamos solicitando a municipalização e, consequentemente, a criação da ciclofaixa naquele trajeto”.
Confira a 64ª Sessão Ordinária que aprovou a matéria no canal da TV Câmara Bento no YouTube.