Rodrigo Soltton será homenageado pela Câmara
O projeto de resolução nº 06/2022, que concede a Medalha do Mérito Cultural Oscar Bertholdo ao músico Rodrigo Salton Schneider, artisticamente conhecido como Rodrigo Soltton, é de autoria do presidente da Casa Legislativa, vereador Rafael Pasqualotto (Progressistas) e foi subscrita pelos demais vereadores. A honraria reconhece o trabalho do artista que, por meio de sua expressão cultural, eleva o nome de Bento Gonçalves.
Biografia
Rodrigo Salton Schneider, nasceu no município de Novo Hamburgo (NH), no estado do Rio Grande do Sul (RS), em 25 de junho de 1979. Desde criança demonstrava sua tendência para a música. Seu primeiro instrumento musical foi um cavaquinho recebido de presente do avô Walter (in memorian).
Em 1987, aos oito anos de idade, iniciou aulas de violão na escola de música Musisinos de NH. Em 1990, com onze anos de idade, entra para o Instituto dos Meninos Cantores de Novo Hamburgo (Canarinhos), levado pela mãe. No conservatório permaneceu por oito anos estudando como instrumento principal o Piano e como complemento: flauta, violino, cello, teoria musical, história da música, harmonia funcional, contraponto, composição, regência, canto coral, música de câmara, teclado e técnica vocal. Participou durante esse tempo do Coral Show Canarinhos onde atuou como solista; tecladista e apresentador e, também, do Coral Canarinhos onde foi soprano, contralto e tenor.
Em 1996, ingressa para a banda show de Délcio Tavares, atuando como tecladista. Em 1997, assume o Piano do Swan Tower Hotel de Novo Hamburgo. Em 1999, se muda para Bento Gonçalves a convite de Ines Rizzardo. Cantora da Música Italiana com quem atuou como tecladista e produtor musical.
Em 2001, assume o Piano do Dall'onder Grande Hotel em Bento Gonçalves. Em 2003, estende sua música para Dall'Onder Vittória Hotel e Hotel Vinocap. Em 2004, simultaneamente à rede de Hotéis, começa a tocar para o Restaurante Don Ziero da Vinícola Cordelier.
O lançamento do primeiro CD ocorre em 2006, gravado inteiramente em São Paulo, o Álbum intitulado "Até Amanhã", possui 14 faixas inéditas de composição do próprio artista.
Em 2007, compõem a trilha sonora e sonoplastia do grande espetáculo cênico "A HISTÓRIA CULTURAL DO VINHO" realizado pela Fenavinho Brasil 2007. Neste ano compõem a trilha sonora para o show de fogos "HOPI NIGHTS" do parque Hopi Hari em São Paulo. Expande a rede de pianos para o Restaurante Giuseppe Galeto e Grelhados em Caxias do Sul. Participa do espetáculo "NATAL NO MORRO" em Arvorezinha — RS, cantando para mais de 10 mil pessoas. Faz a locução do show de fogos na virada de 2007 — 2008 para a prefeitura municipal de Florianópolis.
Em 2008, escolhido como Diretor Musical do Espetáculo Ópera do Vinho, da Fenavinho Brasil 2009. Compõem a trilha sonora para mais um grande show de fogos do Parque Hopi Hari — SP. Inicia a gravação de mais três CDs. Produziu neste ano também a trilha para mais uma grande virada de ano em Florianópolis 2008-2009. Importante mudança no nome artístico, para obter uma marca própria e única, faz um estudo numerológico e adota o nome artístico de "RODRIGO SOLTTON".
Em 2009, compõem a Ópera do Vinho, com 300 figurantes, grava todos os instrumentos com sampler's de última geração, grade completa de Orquestra Sinfônica, Banda e Coral e faz toda a sonoplastia e efeitos de Áudio Surround. Lança durante a Fenavinho Brasil 2009 os álbuns "Alegria e Emoção." LADO A e LADO B, dois CDs instrumentais ao piano, com repertório internacional. Pelo terceiro ano consecutivo compõem a trilha sonora do grande show HOPI NIGHTS, show de fogos de artifício sincronizados com a música, realizado durante 20 dias no parque HOPI HARI em SP.
Rodrigo Soltton já levou sua música para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Espírito Santo e Rondônia.
Confira a Sessão Ordinária no canal da TV Câmara Bento no YouTube.
Foto: Reprodução/Rodrigo Soltton