Rodrigo Soltton é reconhecido com a Medalha Mérito Cultural “Oscar Bertholdo”
Ao som de “Hallelujah”, no piano e voz de Rodrigo Soltton teve início a solenidade que condecorou o músico, com a Medalha Mérito Cultural “Oscar Bertholdo”, na noite de quarta-feira(25), no anfiteatro Casa Das Artes.
Com a presença dos vereadores, secretariado municipal, representantes de entidades, familiares e amigos do homenageado, a solenidade foi marcada por momentos de muita festividade.
O cantor Décio Tavares, padrinho de Rodrigo Soltton, bem como os pais Sérgio e Doralice Salton Schneider, amigos e alunos de projetos sociais enviaram depoimentos e imagens que foram compiladas em um audiovisual que ilustrou apenas uma parte da trajetória do músico, que muito contribui para enaltecer a cultura de Bento Gonçalves.
“Eu o conheço desde criança. E nas festas familiares onde nos encontrávamos, Rodrigo sempre vinha em volta de mim: - Dindo, eu quero cantar contigo! E eu sempre dizia pra ele: só se você estudar música! Você vai ter que estudar, se você estudar, você vai cantar comigo! Pois um belo dia ele apareceu dominando o piano com maestria e, fez parte de nosso show durante alguns anos e depois, mudou-se para Bento Gonçalves onde iniciou sua carreira solo, exitosa, mercê de seu talento. E eu fico muito feliz de ver a Casa do Povo homenagear este jovem talento. ” revelou Décio Tavares, cantor e padrinho de Soltton.
“Rodrigo já tinha o dom da música desde menino. Aos 8 anos sua mãe o encaminhou para um conservatório de música em Novo Hamburgo. Estudou por alguns anos, se preparou e logo depois foi tocar em bandas e seguido foi convidado pra ir a Bento Gonçalves tocar com Inês Rizzardo, onde ele permaneceu por mais ou menos 8 anos, e logo adiante ele resolveu fazer a carreira solo. Projetou seu piano, construiu e foi adiante. Em 2020 teve o prazer de ser convidado pela equipe de Roberto Carlos para participar do Projeto Emoções em um navio durante um cruzeiro. E voltando desse cruzeiro, tivemos a pandemia e começou o cancelamento de shows, casamentos, e onde surgiu a ideia do Música à Domicílio e fez muito sucesso. Rodrigo é um grande batalhador, muito inteligente, uma pessoa magnífica,detalhista”, contou Sérgio Schneider, pai de Rodrigo.
“Uma pessoa que sempre batalhou demais, acreditou nos seus sonhos e saber que hoje é reconhecido em todo país, sendo aqui da nossa terra levando o nome de Bento Gonçalves aos quatro quantos do Brasil, pra mim como cidadão e como amigo é um orgulho. Tudo que tu construiu, é reflexo desse grande sucesso que hoje tu faz, e sem dúvida, nessa caminhada tu ainda tem muitas conquistas que vão te trazer muitas alegrias” Comemorou Rodrigo Parisotto, amigo e secretário de Turismo.
“O povo de Bento Gonçalves te acolheu e é a terra dos meus pais, dos meus avós, então eu também amo Bento Gonçalves. Quero que sejas muito feliz aí e que você tenha ainda muitas conquistas”, disse a mãe Doralice Salton Schneider emocionada.
“Rodrigo Soltton é um artista diferente, singular, extraordinário não só como pessoa mas como artista. E esse pensar diferente o impulsionou em sua carreira, e é isso que o traz aqui hoje, na Casa das Artes, para receber do Poder Público a Medalha Mérito Cultural “Oscar Bertholdo”, parabéns.
"Eu sempre acompanhei o trabalho artístico do Rodrigo assistindo seus shows em eventos, pelas redes sociais e bem foi falado pelo seu Sérgio veio a pandemia. E a classe mais afetada foi a artística, mas Rodrigo deu um salto, saiu daquele gueto de murmuração. E foi aí que eu fiquei conhecendo teu trabalho social. E, em um período de desespero, de desalento, de pavor! Pessoas entrando em depressão. Tu Rodrigo, levando amor, alegria, esperança à milhares de pessoas. Rodrigo foi em mais de 90 cidades, então aquilo que eu já curtia, já admirava, ficou ainda maior. E não existe nenhuma escola municipal sem hino, todos eles foram compostos pelo Rodrigo. Então, olha, eu fico muito lisonjeado em poder homenageá-lo essa noite, eu poder entregar a ti, com aquiescência dos demais colegas vereadores, a maior medalha cultural do município, sabemos que é pequeno porque tu és um artista mundial, você extravasou das fronteiras municipais e estaduais, estás no Brasil” parabenizou Pasqualotto, vereador propositor da distinção honorífica.
“Eu sempre esperei a oportunidade pra dizer que eu fiz tudo sozinho, e ela chegou, só que tem um problema, eu lembrei de todos que me ajudaram. E a gente não faz nada sozinho nessa vida. A gente precisa de ajuda dos de casa, das pessoas que nos rodeiam, dos amigos, das pessoas que escutam e eu carrego isso comigo desde sempre. Obrigada Rafael, porque quando o Poder Público, reconhece a gente fica lisonjeado né, porque vocês tem outras milhares de agendas pra fazer, obrigado a todos os vereadores que colocaram a mão no coração e sentiram que era merecida essa homenagem, obrigado pela aprovação de vocês. A Medalha não é um pódium, não é um 1º lugar. Eu sou mais um tijolinho aqui de Bento Gonçalves que merece, como a Inês vai ganhar também, merecidamente, tem outros que também merecem. É uma medalha, que diz que você fez bastante coisas certas até agora, mas também te dá uma responsabilidade muito grande de tá levando o nome de Bento Gonçalves, muito obrigada!” finalizou Rodrigo Soltton, emocionado.
A solenidade encerrou com Rodrigo Soltton presenteando seus convidados com a interpretação de alguns de seus clássicos interpretados por Rodrigo Soltton.
A Medalha Mérito Cultural Oscar Bertholdo, é a maior distinção cultural do município que a Câmara Municipal outorga a pessoas ou entidades que tenham se destacado por suas ações em favor da Cultura do município.
O projeto de lei que deu origem a Resolução nº 349/2022, foi idealizada pelo vereador Rafael Pasqualotto (Progressistas), presidente do Legislativo, e contou com a aprovação dos demais vereadores.
Acompanhe na íntegra a solene aqui.
Veja mais fotos aqui.
Crédito da Foto: Câmara Bento/Nicolas Nalin Puttin