Músico Jorge Dornelles recebe homenagem na Câmara
Na última sexta-feira, (25), a Câmara Municipal de Bento Gonçalves homenageou em sessão solene, com a entrega da medalha de Mérito Cultural Oscar Bertholdo, o músico nativista Jorge Dornelles. A solenidade teve a participação restrita a convidados, seguindo protocolos de segurança, prevenção e distanciamento social. Músicos nativistas enviaram vídeos homenageando Dornelles. A homenagem foi uma proposta do vereador Rafael Pasqualotto (Progressistas), subscrita pelos demais vereadores. O secretário de Cultura Evandro Manes Soares representou o prefeito no ato.
Jorge Dornelles da Silva nasceu em 28 de agosto de 1955, na cidade de São Borja/RS, e desde a tenra idade demonstrou talento para a música. Aos 14 anos já cantava nos bailes e boates da época. Integrou inúmeros grupos musicais, pois estava sempre atualizado com as paradas de sucesso. Jorge Dornelles destacava-se nos estilos, samba, MPB, serestas, sertanejo, entre outros estilos, tendo participação memorável em carnavais de clubes sociais.
Como cantor nativista iniciou sua carreira musical nos grupos Santa Fé, Tertúlia e Província de São Pedro.
Com uma voz privilegiada, Dornelles, hoje, é um dos nomes mais influentes do movimento nativista, tendo sido premiado em inúmeros festivais como intérprete.
Na trajetória da vida do cantor, muito trabalho e esforço pessoal na construção de uma carreira profissional. Por 10 anos foi locutor nas rádios Cultura AM e Fronteira FM em São Borja. Também acompanhou profissionalmente o cantor Mano Lima durante 10 anos.
Dornelles tem cinco CDs gravados, realiza shows nacionais e internacionais, participa de eventos religiosos e culturais, recebendo vários títulos e destaques pelo seu trabalho artístico. O grande talento de Jorge Dornelles, com seu estilo gaúcho-nativista, vem provando que a música gaúcha estará sempre em alta, principalmente quando realizada com trabalho e dedicação.