Gregório Lavandoski é agraciado com a Medalha do Mérito Desportista Gilberto Tim

por Assessoria de Imprensa publicado 14/12/2021 09h11, última modificação 14/12/2021 09h11
Sessão Solene homenageou o atleta pelos relevantes serviços prestados à comunidade e ao esporte de Bento Gonçalves e região

O maratonista Gregório Lavandoski recebeu na noite da sexta-feira, 10 de dezembro, a Medalha do Mérito Desportista Gilberto Tim. Emocionado, o homenageado comemorou com a família e os amigos de maratonas. A distinção honorífica, reconhece o atleta pelos relevantes serviços prestados à comunidade e ao esporte de Bento Gonçalves e região

Proposta pelo vereador Edson Rogério Biasi (PP), e com aprovação dos demais vereadores, a Medalha foi entregue em Sessão Solene conduzida pelo vice-presidente da casa, o vereador Thiago Fabris (PP), e contou com a presença do vice-prefeito Amarildo Lucatelli, representando o prefeito Municipal de Bento Gonçalves Diogo Sgabinazzi Siqueira, o secretário de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes) Eduardo Virissimo, o secretário Municipal de Administração Matheus Barbosa, secretário Municipal de Meio Ambiente Claudiomiro Laurindo Dias, assessora da Secretaria Municipal de Educação Lívia Mezzacasa, presidente do Clube Esportivo Leocir Glowacki, a presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) Marijane Paese, o presidente da Câmara Municipal de Monte Belo do Sul Luciano Bombassaro, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Monte Belo do Sul Silvio Cesca, o prefeito Municipal de Alpestre Valdir José Zasso, o presidente da Câmara Municipal de Alpestre Ledovino Antonio Pace, vereadores, amigos e familiares.

Biasi, destacou a trajetória do atleta que representou o Brasil, inclusive, em competições esportivas internacionais. Tendo conquistado diversas premiações e registrado recordes, além de compartilhar suas experiências como palestrante e promotor eventos. “Em 2022, será realizada a 8ª Maratona do Vinho que compreende Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo. Junto com isso, será realizada a Maratoninha do Suco de Uva e as 10 Mil Milhas Borbulhantes, de Garibaldi”, antecipou Biasi ao agradecer a presença de todos os amigos que se fizeram presentes para celebrar mais uma conquista de Lavandoski.

Em seguida foi a vez da filha, Joice Lavandoski, homenagear o pai ao lado do irmão Fernando. “Se eu fosse resumir, em uma única palavra para descrevê-lo, diria que essa palavra é maratonista! Posso citar aqui muitas atividades realizadas por ele, mas nenhuma tem tanto valor e significado na vida profissional, e também pessoal, do Gregório, meu pai, como ser um atleta maratonista”, frisou a herdeira contemplando a emoção do homenageado, que aos 64 anos idade celebra mais de quatro décadas dedicadas ao esporte de rua.

O amigo cubano e professor universitário, Lázaro Velásquez, parabenizou o atleta por sua carreira e a Câmara Municipal de Bento Gonçalves pela honraria. “O maior legado do Gregório não é somente os feitos como maratonista, mas o que ele está fazendo agora, com pessoas, através do esporte”, pontuou Velásquez seguido do embaixador da Ordem dos Agentes da Paz e da Solidariedade, Martinho Francisco, que ressaltou “um homem sem história é um homem sem vida”. Agradecendo a participação do maratonista no projeto Piazito, cujo slogan “No bolso de uma bombacha não cabem drogas” trabalha para evitar o envolvimento de crianças, adolescentes e jovem com o uso de entorpecentes.

O vice-prefeito Amarildo Lucatelli agradeceu o maratonista por levar o nome de Bento Gonçalves para o mundo através da prática esportiva. “Continue fazendo esse belíssimo trabalho. Estamos sempre à disposição para incentivar, colaborar e ajudar para que continue nesse projeto como uma pessoa que está promovendo grandes eventos e levando as crianças para o caminho do bem”.

Emocionado, Gregório Lavandoski se dirigiu a mãe, dona Nilse Mezzalira Lavandoski, lembrando as dificuldades enfrentadas ao longo da caminhada e celebrando a honraria recebida em vida. “Hoje, estou muito feliz!”, confessou o homenageado ao destacar que “o mais importante é o que nós somos como ser humano”. Ressaltando o orgulho de ostentar, ao lado do irmão, a honra de, no Rio Grande do Sul, ser a única família com dois representantes na Elite da São Silvestre.

“O melhor assistencialismo que alguém pode dar é o esporte”, finalizou o vice-presidente Thiago Fabris recordando um feito do maratonista que foi até a Capital do Estado correndo para fazer sua inscrição em uma competição, logo após a realização de uma cirurgia, demostrando garra e amor à prática esportiva.


Assista a solenidade na íntegra aqui.