Janela partidária movimenta parlamentares e bancadas partidárias sofrem mudanças no Legislativo de Bento Gonçalves

por Assessoria de Imprensa publicado 04/04/2024 10h40, última modificação 05/04/2024 15h14
Vereadores que estavam licenciados retornam aos cargos, e um parlamentar renuncia

A janela partidária é o período de um mês em que vereadores podem trocar de partido sem perderem o mandato. Este ano, o prazo, que iniciou em 7 de março, encerra no dia 5 de abril.

No Poder Legislativo de Bento Gonçalves, as bancadas do PSDB, Progressistas e MDB sofreram mudanças, e o PL passou a ter uma cadeira.

O vereador Idasir dos Santos migrou do MDB para o PSDB, e o vereador José Gava migrou do PDT, também para o PSDB. O vereador Rafael Pasqualotto, também presidente da Casa, deixou o partido Progressistas e migrou para o PL. O vereador Paulo Roberto Cavalli "Paco", migrou do PRD para o Republicanos, e o vereador Rafael Fantin "Dentinho", migrou do PSD para o NOVO.

Na manhã de quarta-feira (3), o vereador Valdemir Marini (PP) informou o gabinete da presidência, por meio de ofício, que renuncia ao cargo. Com sua saída da Câmara, assume o vereador Anderson Zanella (PP).

Nesse período também encerram-se as desincompatibilizações para agentes políticos que desejam concorrer a um cargo eletivo. Os vereadores que estavam licenciados para ocuparem cargos de Secretários Municipais têm prazo até o dia 5 deste mês para retornarem à Casa Legislativa.

Já oficializaram o retorno ao Poder Legislativo os vereadores Henrique Nuncio (PSDB), Volnei Christofoli (PP) e Eduardo Viríssimo (PP).


Obs: informações atualizadas em 05/04/2024 às 15h14