Câmara aprova implantação do Processo Eletrônico
A Câmara Municipal de Bento Gonçalves deu mais um passo importante para agilizar a comunicação e a tramitação dos expedientes, garantindo maior segurança no controle e rastreamento dos processos administrativos. Na sessão ordinária dessa quarta-feira(2), os vereadores aprovaram o Projeto de Resolução da Mesa Diretora que trata da implantação do Processo Eletrônico no Poder Legislativo.
A normativa visa promover a cultura da sustentabilidade, com a redução ou até mesmo a eliminação do uso do papel; a adequação de espaço físico para a conservação dos documentos; garante a confiabilidade, integridade e integralidade dos processos; redução no custo com impressões e a celeridade no trâmite documental.
A Resolução será mais um passo para implementação do Sistema de Gerenciamento de Documentos e processos administrativos o SIGA-DOC.
O sistema SIGA-DOC, é totalmente sem custo, definitivo e personalizável pelos cooperados, e permite a autuação e o processamento digitais de expedientes administrativos, reduzindo a utilização de papel.
O Acordo de Cooperação Técnica, que possibilita o uso do programa de gerenciamento de documentos administrativos digitais, foi assinado pelo Presidente da Corte, Desembargador Federal Messod Azulay, em conjunto com o Prefeito Diogo Siqueira e com o Presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Pasqualotto, ainda em 2021.
Pasqualotto ressalta que a implantação do sistema é um desejo antigo. “A Câmara Municipal já é reconhecida pelas boas práticas de transparência em sua Administração e com a implantação do sistema eletrônico de processos administrativos daremos mais um passo para seguirmos com uma gestão pública eficiente, ágil, além é claro de organização”.
O sistema será implantado de forma gradativa a fim de que em breve a tramitação de procedimentos e documentos administrativos, bem como suas assinaturas, sejam exclusivamente pelo SIGA-DOC.