Aldo Cini será reconhecido com o Título de Cidadão de Bento Gonçalves

por Assessoria de Imprensa publicado 07/06/2022 10h34, última modificação 07/06/2022 10h34
A homenagem considera os relevantes serviços prestados à comunidade e sua contribuição para o desenvolvimento do município

Os vereadores aprovaram, por unanimidade de votos, na tarde da segunda-feira (06), durante a 66ª Sessão Ordinária, o Projeto de Decreto Legislativo – PLD 02/2002, de autoria do vereador Anderson Zanella (PROGRESSISTAS), que presta homenagem ao empresário Aldo Cini. A outorga concede o Título de Cidadão de Bento Gonçalves, considerando os relevantes serviços prestados à comunidade bento-gonçalvense, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do município. 

Alci Cini – Um legado dentro do setor moveleiro brasileiro 

Aldo Cini nasceu em 12 de julho de 1933, em Garibaldi, no Rio Grande do Sul (RS). Formado em Administração de Empresas, se destacou como empresário e empreendedor nato. Sua trajetória se confunde com a própria história do setor moveleiro nacional, com um olhar muito além de sua época, repleta de superações, sonhos e ambições. 

Nos negócios, iniciou cedo, dando continuidade a serralheria aberta por seu pai. Expandiu a pequena empresa que anos mais tarde se transformou na Companhia de Móveis Aldo Cini. No lugar de trabalhar apenas com ferro, passou a introduzir novos materiais e desenvolver produtos como móveis escolares e residenciais. Voltou a empreender ao criar a Madesa Móveis, em 1977, com foco na fabricação de móveis residenciais em madeira de pinus e buscando não só o mercado nacional, mas também o exterior. Durante todo este período, participou de diversas feiras internacionais, inclusive a marcante Brasil Export de 1973 na cidade de Bruxelas, na Bélgica onde foi o único representante do setor moveleiro brasileiro a expor seus produtos. 

Aldo Cini teve também papel fundamental na criação do polo moveleiro gaúcho sendo um dos fundadores da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), em 1987, e seu primeiro presidente, cargo que exerceu juntamente ao mandato de presidente do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e vice-presidente da Afam, hoje, Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), entre 1987 e 1990. 

Como atividade filantrópica, foi presidente do Conselho do Clube Aliança, presidente do Clube Escoteiros Ciretama e presidente do Rotary Club, todos da cidade de Bento Gonçalves. Atualmente, é sócio benemérito do Rotary Club de Bom Princípio/RS. 

O legado da família tem continuidade através das novas gerações à frente da empresa Madesa, voltada à fabricação e comercialização de móveis residenciais de madeira, e a Cinex, pioneira no uso de alumínio e vidro para divisórias de ambiente, portas e agora janelas e aberturas. 

Saiba mais sobre o legado empreendedor de Aldo Cini, acesse: https://www.museualdocini.com.br/, https://www.madesa.com/ e https://cinex.com.br/pt.

Título de Cidadão de Bento Gonçalves 

Quando a Câmara Municipal outorga um título de cidadania honorária, ela está equiparando o homenageado a uma pessoa nascida no município, e distinguindo-a com especial destaque no cenário sócio-cultural-administrativo e até religioso da comunidade. A pessoa agraciada passa a ser um irmão, um conterrâneo, uma pessoa da terra natal, mesmo que um homenageado não tenha nascido ou não resida no município. 

O Título Honorífico é concedido por deliberação do Plenário, mediante Decreto Legislativo, subscrito por todos os vereadores da Casa. Aprovada a concessão, o prefeito fará a entrega do Título em Sessão SoIene da Câmara Municipal, especialmente convocada para tal fim. 

A solenidade está marcada para o dia 24 de junho, às 18h, no Plenário Fernando Ferrari, e conta com a mobilização do setor moveleiro e do Rotary.

Confira a 66ª Sessão Ordinária no Canal da TV Câmara Bento no YouTube.

Foto: Reprodução/Museu Aldo Cini